Segmentos de Mercado

infraestrutura

Geossintéticos

Mundialmente consagrados, os Geossintéticos Propex proporcionam qualidade, durabilidade e redução no tempo das obras geotécnicas, de pavimentação e de proteção ambiental.

Hoje, a Propex do Brasil conta com uma linha completa de geotêxteis tecidos. Confira tudo sobre eles a seguir.

Geotela
Bidirecional

A linha de geotêxteis tecidos da Propex foi especialmente desenvolvida para obras de aterros sobre solos moles e estabilização de bases de pavimentos.

A aplicação do Geotex reduz o volume de trocas de solo e do consumo de materiais granulares, possibilitando minimizar os custos e o prazo de execução da obra, além de permitir menor interferência ambiental.

Geotela Unidirecional

Desenvolvida como elemento de reforço em estruturas de contenção.

Entre as principais vantagens desta técnica está a facilidade e rapidez de execução, a versatilidade em relação às características geométricas da obra, a possibilidade do uso dos mais diferentes tipos de revestimento e o baixo custo em relação às soluções tradicionais de estruturas de contenção.

Geotex 14.000

Desenvolvido para aplicação como elemento de filtro em sistemas de drenagem em meios sujeitos à colmatação química ou bacteriológica.

A estrutura do Geotex 14.000 proporciona excelente desempenho em relação aos geotêxteis não tecidos, principalmente em ambientes sujeitos à colmatação férrica e em aterros sanitários na drenagem do chorume.

Geomanta

A Geomanta permite potencializar a qualidade e aumentar a vida útil da obra. Ideal para a aplicação em obras de controle de erosão superficial, atua em três etapas:

  • 1

    Evita que a energia da chuva, ao atingir a superfície, desagregue a estrutura do solo;

  • 2

    Reduz a ação do fluxo superficial da água que causa carreamento de partículas do solo e da semeadura;

  • 3

    Com a germinação, a vegetação se consolida com a Geomanta, reduzindo o risco de escorregamentos superficiais.

Fibras para
reforço de concreto

Há mais de duas décadas, a Propex oferece uma linha completa de soluções para reforço de concreto com as fibras sintéticas Fibermesh®. As micro e macrofibras da marca melhoram a performance do concreto, controlam fissuração plástica, e protegem contra a fragmentação explosiva.

Com as mais variadas aplicações, estes materiais asseguram alto desempenho, adicionam valor à construção e reduzem riscos.

Microfibra sintética

Formulada para controlar problemas de fissuração inicial, a microfibra sintética Fibermesh® 150 previne em até 95% as fissuras geradas pela retração plástica.

O processo é simples: durante a retração plástica, as fibras criam um reforço em malha tridimensional que redistribuem as tensões geradas com a perda de água durante o processo de cura do concreto. Outro benefício obtido pela malha tridimensional é a resistência à ação da gravidade, que contribui para manter os agregados em suspensão, promovendo uma mistura mais uniforme.

Outra aplicação das microfibras de polipropileno é o controle da capacidade de prevenir o lascamento explosivo do concreto durante incêndios. Neste cenário, com a elevação da temperatura, elas criam microcanais que aliviam a pressão do vapor gerada pela umidade contida no concreto, ajudando a preservar a integridade da estrutura.

Macrofibra sintética

As macrofibras são utilizadas como elemento de reforço em obras de pisos, de concreto projetado e em estruturas pré-moldadas.

A adição de macrofibras sintéticas ao concreto permite criar material composto, com propriedades diferentes das de um concreto sem reforço. Ao distribuir as fibras de maneira aleatória junto com o cimento e os agregados, o material composto apresenta melhor redistribuição de momentos e esforços cisalhantes, mantendo a integridade da estrutura quando submetida às condições de carga projetada.

As fibras atuam transversalmente às fissuras, gerando uma ponte de transferência de tensões. Desta forma, controlam a propagação das fissuras, melhorando o comportamento mecânico do composto, tornando o material mais ductil.