Rafitec Propex

Esta produção integrada, aliada a testes promovidos por laboratórios independentes de acordo com normas técnicas específicas, proporciona ao cliente o mais alto grau de qualidade e segurança.

A Rafitec Propex está atenta também ao desenvolvimento e fabricação de produtos que agreguem valor e aliem qualidade, sustentabilidade e proteção para os consumidores e o meio ambiente.

Nossas unidades no Brasil:

-Matriz, Xaxim/SC  – Soluções em Embalagens (Sacarias e Big Bags)

-Filial, Curitiba/PR  – Soluções em Tecidos Sintéticos (Tecelagem Plana)

-Filial, Xanxerê/SC – Acabamento de Big Bags

-Filial Esplanada/BA  – Acabamento de Big Bags

 

A Rafitec foi a pioneira de uma série de empresas  que atualmente formam a VACCARO GROUP, dentre as quais destacam-se: Nutrata, Açaí Amazonas, Vaccaro Empreendimentos Imobiliários, Vaccaro Construtora e a Exata Manejo Florestal.

A Propex, indústria têxtil, teve sua história de sucesso no início dos anos 1910, nos Estados Unidos. Ao longo das décadas, a empresa inaugurou unidades na Alemanha, Hungria, México e Brasil, tornando-se uma das maiores manufaturas de tecidos sintéticos de resinas termoplásticas.

Pioneira na fabricação de tecidos laminados e sem emenda com 3,20 metros de largura, a Propex foi também a primeira indústria de ráfia do Brasil a conquistar a certificação ISO 9001.

Em 02 de Julho de (2019), a Propex do Brasil – unidades de Curitiba (PR) e Esplanada (BA) – foram adquiridas pela Vaccaro Group.

Com esta união às demais empresas do grupo, nos tornamos Rafitec Propex, a Maior Indústria de Ráfia da América.

Desta forma, hoje somos uma empresa 100% brasileira.

Propex: Empresa Antiga

LINHA DO TEMPO

1978
1980
1981-1985
1986-1988
1996-2000
2000
2002-2008
2010
2013
2016
2019
Propex: Empresa Antiga
Fundação
Fundação do escritório em 21 de Fevereiro de 1978. Foto aérea da antiga Propex do Brasil.
Propex: Produção de Tecido de Ráfia
Início da Produção
Início da produção com 1 linha de extrusão e 11 teares. Foto: costura sacaria antiga.
Propex: Máquinas Antigas
Adicionados 34 teares e 1 Linha de Extrusão
Foto: extrusão antiga.
Adicionados 4 linhas de Extrusão e 88 teares.
Expansão da capacidade com 2 novas linhas de extrusão + 24 teares planos + 6 teares circulares.
A Propex se torna uma empresa livre do cigarro. Desde então o fumo dentro da empresa é proibido.
Propex: Avanço nas Máquinas
Modernização do Parque Fabril
Modernização do parque fabril com 1 linha de extruão + 3 teares circulares + 25 teares Sulzer P7100 + 1 laminadora de 2,08m de largura.
Instalação de +1 linha de extrusão na Propex do Brasil.
Instalação de 1 plastificadora com largura de 3,20m - Única no mercado.
Instalação de 10 teares circulares Starlinger e 1 linha de extrusão Starlinger.
Incorporação da Propex do Brasil pela Vaccaro Group, tornando-se Rafitec Propex.
CÓDIGO DE ÉTICA NOS NEGÓCIOS E DE CONDUTA DOS FUNCIONÁRIOS

A integridade pessoal de cada um de seus funcionários, bem como o compromisso com o mais alto padrão de conduta ética profissional, permeia a cultura da Rafitec Propex. Os negócios são conduzidos de forma justa e dentro do completo cumprimento das leis e regulamentos. Assim como os funcionários, também os consultores e representantes da Rafitec Propex estão fortemente alinhados aos padrões de conduta ética empresarial expressos no Código de Ética da corporação.

QUALIDADE

Cada solução apresentada ao mercado pela Rafitec Propex  é resultado de testes e pesquisas, realizados desde a fabricação até o produto final.
A qualidade dos produtos fabricados é monitorada continuamente e testada internamente, em laboratório próprio, e também em unidades independentes.
Pessoal qualificado, tecnologia de ponta, inovação e um Sistema de Gestão da Qualidade certificado conforme a NBR ISO 9001 são os pilares da qualidade Rafitec Propex.

SUSTENTABILIDADE

A Rafitec Propex é reconhecida como uma empresa limpa e ambientalmente correta. A organização mantém um eficiente programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que inclui a Coleta Seletiva. Recentemente, foi implementado também um projeto de logística reversa junto ao Sindicato de Material Plástico do Estado do Paraná, fechando assim o círculo de reciclagem do material processado na empresa.

A empresa dispõe ainda da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Atendendo a rigorosos padrões técnicos, ela possui capacidade de tratar até 40 m³ de água diariamente.

Todas as empresas da Vaccaro Group, atentas ao propósito da consciência ambiental, estão aderindo ao uso de energia solar. Já são 3.119 placas solares instaladas e capacidade total de geração de energia solar de 885 kWp.